Quer navegar em segurança com seus navegadores?

Postado em Atualizado em


Ola hoje vou falar sobre os riscos e com navegar em segurança  com os seus navegadores

Recentemente, a descoberta de uma nova vulnerabilidade no Internet Explorer deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. A falha fazia com que o computador do usuário fosse infectado após visitar um site mal intencionado. Poucos dias após a divulgação do problema, a Microsoft corrigiu o erro e disponibilizou uma atualização completa de segurança do navegador. Vale lembrar que o desenvolvimento de um navegador é como voar em um avião ainda em construção. Você nunca consegue terminar o navegador, ele sempre está em desenvolvimento.

Problemas de vulnerabilidade e segurança não são exclusividade do Explorer. Outros navegadores populares como Chrome, Opera e Firefox também já foram vítimas de grupos mal intencionados e deixaram seus usuários de cabelo em pé.

Segundo especialistas, a vulnerabilidade dos browsers é oriunda de duas naturezas; a primeira é o mal uso! Normalmente, acontece com pessoas mais descuidadas que têm o costume de visitar sites suspeitos e baixar conteúdo pirata.

O primeiro ponto é não utilizar software pirata. Ele muitas vezes não permite as atualizações de segurança. Tem pessoas que usam antivírus pirata, então é bem complicado.

Se o antivírus é pirata, então ele pode ter alguma ferramenta que já deixa o computador vulnerável. Então é bom atualizar sempre e utilizar software que não seja pirata. Manter sempre atualizado o sistema operacional, já que ele tem as ferramentas que garantem a segurança, e nessas atualizações os browsers também são atualizados automaticamente”, diz Fernandes.

O segundo fator que contribui para tal vulnerabilidade dos navegadores é exatamente a questão de esses programas estarem em constante desenvolvimento. Os recuros das máquinas que mais sofre atualização são os navegadores. É uma briga de gato e rato. Os hackers do mal e os desenvolvedores e projetistas dos navegadores.

Ainda assim, o Internet Explorer é apontado por alguns usuários como um software com muitas falhas de segurança. A Microsoft se defende; diz que a quantidade de vulnerabilidades encontradas está relacionada ao número de usuários. O que tem certo fundamento.

Isso vai pela utilização do navegador. Se ele é mais utilizado, como por exemplo o Internet Explorer que é muito usado em sistema bancário, então as pessoas estudam as vulnerabilidades e tentam fazer ataques.

Resumindo, o caminho é mesmo espinhoso. E a situação de determinado navegador pode mudar completamente da noite para o dia. Tanto do lado dos vilões, que vivem caçando essas brechas para atacar, quanto do lado das empresas, que investem cada vez mais na segurança dos seus produtos e usuários.

Agora é com você; qual é a sua opinião? Alimente esta saudável e polêmica discussão; deixe seus comentários abaixo. Será que existe mesmo um navegador mais seguro? Ou outro mais vulnerável?

Quanto navega em segurança na Internet, ganhe tambem dinheiro?

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s