Fibra optica é uma das tecnologias mais avançadas.

Postado em Atualizado em


Ola hoje ouvi na tv que a fibra optica é uma das tecnologias mais avançadas que há, então eu pensei em falar um pouco sobre.

O que são fibras ópticas??

 Fibra óptica é um pedaço de vidro ou de matérias polimericos com a capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrómetro (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
Com os fios tão finos como o dos cabelos, a Fibra óptica é responsável por transmitir informações a longa distancia em uma velocidade fantástica.
 
 
 

Funcionamento

A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas electromagnéticas  temos como exemplo a luz uma vez que é transparente e pode ser agrupada em cabos. Estas fibras são feitas de plástico e/ou de vidro. O vidro é mais utilizado porque absorve menos as ondas electromagnéticas. As ondas electromagnéticas mais utilizadas são as correspondentes à gama da luz.
 
Para transmitir dados pela fibra ótica, é necessário equipamentos especiais, que contém um componente foto-emissor, que pode ser um díodo emissor de luz (LED) ou um díodo laser. O foto-emissor converte sinais eléctricos em pulsos de luz que representam os valores digitais binários (0 e 1). Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de várias comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits/s em um único par de fibras.

Tipos de fibras ópticas 

O que voces viram no video foi o nucleo de vidro que é a parte de dentro, e o revestimento de vidro que é a parte de fora.Um raio de luz introduzido na fibra de vidro bate de encontro à parede e é refletido de volta porque o núcleo do vidro tem um índice de refração levemente superior que o do revestimento.

Por hoje é tudo espero que gostou e comente aqui se tiver alguma duvida.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s