O que é o erro 404???

Postado em Atualizado em


transferirOla eu hoje quero falar de um erro que sempre acontece, ao abrir um arquivo, o google etc. Então hoje tou aqui para ensinar.
O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o cliente pôde comunicar com o servidor, mas ou o servidor não pôde encontrar o que foi pedido, ou foi configurado para não cumprir o pedido e não revelar a razão ou a página não existe mais. Eles não devem ser confundidos com outros erros nos quais uma conexão para o servidor de destino não pôde ser feita.

Quais são esses códigos???

erro 404 “4” indica um “erro de cliente” (ou seja, de quem solicitou a página ao servidor)                                                                               2º erro 301 (Movido Permanentemente)                                                                                                                                                                                 3º erro 410 (Perdido)

Esses são os erro e os significado de cada eles. Esses são os que mais aparece no seu dia-dia-

Para que serve???

Como a de um navegador para um documento de HTML, com um código de resposta numérico e uma mensagem opcional, mandataria  ou proibitório (baseada no código de status). No código 404, o primeiro “4” indica um “erro de cliente” (ou seja, de quem solicitou a página ao servidor), como uma URL mal digitada. Os dois dígitos seguintes indicam o erro específico (“Não Encontrado”).
Um erro 404 é mostrado frequentemente quando páginas foram movidas ou apagadas. No primeiro caso, uma resposta melhor seria exibir a mensagem de erro 301 (Movido Permanentemente), que pode ser configurada na maioria dos arquivos de configuração de servidor, ou reescrevendo a URL; no segundo caso, a mensagem 410 (Perdido) poderia ser exibida. Por estas duas opções requererem configuração especial de servidor, a maioria dos site da Web não faz uso delas.
 

Páginas 404 personalizadas!!!

 
Servidores da web podem ser configurados para mostrarem páginas de erro personalizadas, incluindo uma descrição mais natural, a marca de um site, ou um formulário de busca. Muitas vezes os sites usam imagens bem-humoradas para aliviar a “decepção” de não encontrar a página procurada.

Uma lenda urbana.

Circula na Internet uma lenda urbana curiosa sobre a origem da expressão. Sua origem remontaria aos escritórios do CERN – Laboratório Europeu de Partículas Físicas -, com sede em Genebra, na Suíça. Nos primórdios da Web, por volta de 1980, no quarto andar do CERN, na sala 404, teria sido montado um banco de dados, controlado por três peritos em computação.
De acordo com a lenda, eles gerenciavam manualmente os pedidos de arquivos e os transferiam para os requisitantes. Quando aconteciam erros, eles alertavam: “Room 404 – File Not Found” . Mais tarde, a expressão teria sido incorporada ao mundo online pelo físico inglês Tim Berners-Lee, o criador da Web.

Como identificar erros 404.

Existem algumas ferramentas pagas que ajudam na identificação das páginas de erro 404, mas a melhor maneira (e de graça) de se fazer isso é utilizando o Google webmaster tools.
No Google webmaster tools, existe uma área onde são listados os erros 404 . Nessa área você pode além de verificar os erros, exportá-los para uma tabela em excell para trabalhar melhor cada um deles.
 
Uma vez resolvidos, os erros sairão deste painel após um tempo… um longo tempo, mas não se preocupe, o importante é você consertar os erros.
Através desse painel, na opção “não encontrados” você consegue descobrir coisas interessantes como links que foram criados de forma errada para o seu site e redirecionamentos que deveria ter sido feitos e não foram.
Faça o download da tabela completa em excell e vamos a solução desses problemas.

Como resolver erros 404.

Os erros 404 são fáceis de serem corrigidos.
  • Erros 404 soft – As páginas que estão marcadas em seu painel do Google webmaster tools como sendo erro 404 soft devem ter seu status HTTP modificado para 404 e não 200. Isso é uma tarefa bem técnica e lhe aconselho a buscar um programador caso não saiba como fazer.
  • Erros 404 comuns – Se o erro for causado por um link que foi criado de forma errada para o seu site, basta entrar em contato com quem fez esse link e solicitar o acerto do mesmo. Outra maneira de se fazer isso é criar um redirecionamento 301 da página errada para a página certa. Caso o erro refira-se a páginas que existiram, mas não existe mais, você também deverá utilizar o redirecionamento 301 dessas páginas antigas para a nova.
Com atenção e medidas simples fica fácil diagnosticar e controlar e exterminar o erro 404.
 
 
 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s