A nova era da tecnologia da informatica

Postado em Atualizado em


tecnologia informatica

A nova era da tecnologia da informatica

As novas tecnologias requer muitos estudos sobre o assunto vejamos a baixo alguns topicos de tecnologia e informatica.

Tecnologia em informática é um curso reconhecido como graduação em nível superior pelo MEC, diferente dos cursos técnicos. Os cursos de tecnologia costumam durar entre 2 e 3 anos e já estão bem difundos entre as faculdades e universidades do Brasil. O profissional formado no curso de tecnologia em informática é denominado “tecnólogo em informática“. O tecnólogo em informática se diferencia do bacharel por possuir maior prática de laboratório. Um tecnólogo em informática está habilitado a criar e administrar redes de computadores, desenvolver sistemas independente da linguagem de programação, montar, estruturar e administrar banco de dados, criar páginas web determinado a interface gráfica, critérios de navegação e assessorar nas atividades de ensino pesquisa e extensão. O tecnólogo em informática acaba sua graduação com grande experiência profissional adquirida pelas práticas de laboratórios que são o grande diferencial em um curso de tecnólogo. A diferença entre o “técnico de tecnologia em informática” e o “tecnólogo em informática” é que o tecnólogo possui nível de graduação e o técnico possui apenas conhecimento a nível de segundo grau. Desta forma, o tecnólogo possui conhecimentos superiores aos técnicos de tecnologia em informática podendo exercer as mesmas funções do técnico.

A carga/horária de um curso de tecnologia em informática gira em torno de 2.500 horas/aula. Segue abaixo algumas disciplinas comuns em cursos de tecnologia em informática.

informatica

.Arquitetura de computadores .Língua Portuguesa .Inglês técnico .Informática básica .Fundamentos de algoritmos para computação .Física para computação .Matemática para computação .Análise de sistemas .Linguagens de Programação .Estrutura de dados .Banco de dados .Redes de Computadores .Sistemas Operacionais .Engenharia de Software .Construção de Páginas WEB .Empreendedorismo e ética profissional

Algumas grades variam de curso para curso, porém, disciplinas como Linguagens de programação, construção de páginas WEB, Banco de dados, Redes de computadores e outras, todos os cursos possuem, pois, são fundamental a qualquer curso de informática, inclusive os cursos bacharéis.

As novas tecnologias de DVD

Acha o DVD morderno? Já ouviu falar no Bluray com capacidade 10 vezes maior que o DVD? Agora PASME com esse disco com capacidade maior que a do Bluray. Disco Optico com capacidade de 1600GB ou 2000x maior que a do DVD!!!

Disco óptico que pode armazenar dados em até cinco dimensões

Os primeiros testes demonstraram uma capacidade de armazenamento de 1,6 Terabytes de dados, a mesma do disco holográfico lançado em 2005. Mas os cientistas afirmam que, teoricamente, a técnica poderá chegar a uma capacidade 2.000 vezes maior do que a capacidade dos DVDs atuais. Ou seja, um único disco poderia ser capaz de conter até 2.000 filmes.

A evolucao dos carros

Há algumas semanas, a notícia do carro sem motorista chocou um bocado de gente, parecendo ser algum tipo de bruxaria ou tecnologia alienígena, mas não é. Como já dissemos por aqui, o que realmente surpreende no carro autônomo é que ele foi desenvolvido usando apenas tecnologias que já estão disponíveis por aí, nada lá foi “inventado”, apenas agregado. Mês passado tive oportunidade de ir ao lançamento do Novo Ford Fusion em Los Angeles e conhecer de perto algumas dessas tecnologias mirabolantes que os carros novos estão usando. A melhor parte foi que fiz tudo isso num test drive memorável pelas regiões de Beverly Hills, Santa Monica, Venice e Hollywood.

A evolução do “Cruise Control” é o “Piloto automático adaptivo” (ou adaptive cruise control). Como no piloto automático comum, o carro mantém a velocidade programada, mas consegue detectar através de um radar, veículos a frente mantendo uma distância ajustável. Se você está a 120km/h por exemplo e o carro da frente reduz para 80km/h, seu carro automaticamente reduz junto e retoma a velocidade programada caso o veículo saia da sua frente ou acelere.

A maior vantagem é que o radar funciona mesmo sob neblina, chuva ou ausência de luz, o que o transforma também num item de segurança.

  tecnologia

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s