Lixo Eletrônico – O que é, Onde Jogar

Postado em


Lixo eletrônico: Você sabe de quanto em quanto tempo você troca de celular? E o seu notebook ou desktop? De quanto em quanto tempo você troca sua placa de vídeo por uma mais potente para rodar os últimos jogos, ou troca a bateria do smartphone que já está viciada?

Lixo Eletrônico

O que você faz e onde você joga este lixo eletrônico muitas pessoas tem jogado esse lixo em lugares inadequado, e você o que tem feito com esse lixo todo?

O que são lixo eletrônico

Entenda o que e Lixo Eletrônico: É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Exemplos de lixo eletrônico:

  • Monitores de Computadores

  • Telefones Celulares e baterias

  • Computadores

  • Televisores

  • Câmeras Fotográficas

  • Impressoras

Onde descartar lixo eletrônico

Lixo Eletrônico

Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.

  • Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.

  • Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam. (Aumente sua renda)

Curiosidade sobre lixo eletrônico

Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.

Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

Fonte: Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente

Reciclagem de lixo eletrônico

Pilhas, baterias e computadores em desuso não podem ser descartados sem critério porque são tóxicos e trazem riscos à saúde e ao meio ambiente; a destinação correta do e-lixo está prevista em lei.

Mesmo depois de aprovada a lei 13.576/09, que responsabiliza os fabricantes pelo descarte do lixo eletrônico, muita gente ainda não sabe o que fazer com teclados, monitores, baterias e pilhas em desuso.

Onde colocar pilhas e baterias e celulares

Assim como os postos de atendimento da rede de assistência técnica autorizada, muitos estabelecimentos comerciais, inclusive supermercados e shopping centers, possuem pontos de coleta de pilhas e baterias usadas. (Tenha negocio próprio)

Esse material é repassado aos seus respectivos fabricantes ou importadores para o descarte correto do material tóxico ou para ser reaproveitado na fabricação de novos produtos.

Essas a maneira mais fácil de descartas seus lixo eletrônico como falamos são vários lugares que você poderá colocar todo o seu lixo eletrônico. Assim ele não ira para o meio ambiente espero que tenha gostado compartilhe e ajude outras pessoas a jogar o lixos em lugares certo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s